Posicionamento Estratégico no Marketing
Muito se fala em estratégia, que nada mais é do que antecipar os seus movimentos com a finalidade de alcançar um objetivo específico. Em um nível absurdo de concorrência no mercado atual, nunca foi tão importante quanto agora, deixar uma estratégia tangível dentro do seu negócio. Para isso, é fundamental compreender o posicionamento como uma ferramenta inerente a qualquer negócio. Com certeza, ela não pode ser ignorada, já que sua omissão pode gerar um custo severo no marketing seja digital ou off-line. Mas como desenvolver um bom posicionamento estratégico?
Se a empresa já está no mercado, o posicionamento estratégico existe
Um grande erro cometido pelas empresas está em trabalhar a estratégia em termos abstratos e teóricos. Para resolver isso, ter um objetivo claro e alinhado com o momento do negócio é fundamental para sair do modo de “defesa” e explorar as oportunidades de mercado. Você já percebeu que a maior parte do seu dia as vezes é composta por imprevistos? Ok! Isso pode acontecer! Mas, se o objetivo de longo prazo estiver claro, específico e mensurável você já terá em mãos os componentes mais importantes para que o resultado seja alcançado.
Aqui vão algumas dicas como guias neste processo:
1. Analise o cenário atual
Considere como seu negócio está e como gostaria que ele fosse percebido. E, qual será o impacto no seu negócio.
2. Alinhe o objetivo com o momento futuro
Crie métricas e indicadores que possibilitem mensurar ao longo do trajeto os resultados obtidos em cada etapa. Como por exemplo, um KPI (Key Performance Indicator), que é o resultado ou ação tangível para guiar-se.
3. Priorize processos que levam ao objetivo
Dentro do contexto atual, quais são os processos impactados? Lembre-se! Aqueles que estão diretamente relacionados com o objetivo devem ser priorizados.
4. Plano de ação
Crie um plano que considere os processos e acrescente os pontos de verificação para garantir que estão no caminho certo.
A diferenciação de posicionamento do seu negócio pode vir de diversas formas, mas o seu aspecto fundamental é que ele seja percebido pelo seu cliente e não por você. Na dúvida pergunte, converse e revise: preço, experiência, nicho, comunidade, relacionamento, parcerias e prazos de entrega. Todos são pontos importantes para o seu negócio.