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Como criar eventos no Google Analytics

02/08/2024 - Manual de ferramentas Google

Não tem nada mais prático no cálculo da taxa de conversão do seu site do que a configuração de eventos no Google Analytics. Nesse guia prático vamos mostrar o passo a passo para criar e configurá-los, além de algumas dicas de como melhorar a sua taxa de conversão. Segue abaixo!

Índice

  1. O que são Eventos do Google Analytics?
  2. Criando um novo evento no Google Analytics
  3. Como utilizar os Eventos

O que são eventos do Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que puxa informações dos usuários do seu site e gera análises importantes sobre o seu comportamento, interesses e informações demográficas.

Entre essas ferramentasestá a configuração de eventos no Google Analytics. Como já diz o nome, os eventos servem para visualizar as métricas relacionadas as ações no site e funcionam a partir do rastreamento de eventos.

Eventos

Os eventos são ações do usuário que são rastreadas dentro do site. No meu guia do Google Tag Manager eu já ensinei como rastrear eventos. Recomendo que se você não sabe como rastrear eventos, então, dê uma boa olhada nesse conteúdo antes de continuar aqui.

Um evento pode ser:

  • acessar uma página;
  • clicar num botão;
  • preencher um formulário;
  • assistir um vídeo;
  • rolar a página;
  • fazer o download de um arquivo;
  • o que você quiser.

Eventos básicos como "visitas a página" são capturados automaticamente no Google Analytics, mas se você quer configurar um evento específico, então precisa usar o Google Tag Manager. Nós temos um guia aqui sobre como fazer isso.

Para rastrear um evento, configure pelo Google Tag Manager. Lembre-se que para rastrear um evento com uma Tag você precisa criar uma Etiqueta com um Acionador.

Para isso, acesse Tags > Nova > Configuração da Tag > Google Analytics > Google Analytics: evento do GA4.

Dê um nome para o evento, selecione o acionador, dê um nome para a etiqueta e clique em Salvar.

tag evento GA4

Importante: Em Parâmetros de evento, você pode adicionar um valor a um evento. Se um evento tem um valor monetário para sua empresa conhecido - uma venda por exemplo - é importante incluir esse valor.

O valor de um evento pode ser fixo ou dinâmico, se você quer que o valor de uma conversão seja variável, você precisa criar essa variável no Google Tag Manager.

Você faz isso indo em Variáveis > Variáveis definidas pelo usuário > Nova. Em Configurar você pode criar uma variável a partir de dados que estão sendo coletados na camada de dados. Depois é só salvar.

Esse é um procedimento complexo que precisa de um programador para te ajudar, mas basicamente se você quer capturar o valor de uma compra a partir dos dados do carrinho, por exemplo, esse é o caminho para conseguir fazer isso.

Você pode então ir aos Parâmetros do evento na Etiqueta, criar um parâmetro "Receita" e em "Valor" consumir a variável dinâmica que nós criamos clicando em "+" ou então estipulando um valor fixo para o valor.

Nós podemos usar essas variáveis ao criar nosso evento.

Eventos para Lojas Online

Se você quer usar todo o poder do Google Analytics na sua loja online, você precisa configurar eventos de Ecommerce.

Eventos para Ecommerce são ativados quando o usuário adiciona um produto ao carrinho, ou finaliza um pagamento por exemplo. 

Para isso você precisa criar acionadores personalizados para esses eventos. Os eventos precisam seguir a referência da Google.

Depois de criar os acionadores, na etiqueta do Google clique em Mais configurações > Ecommerce > Enviar dados de e-commerce > Data Layer.

Isso vai permitir ao Google rastrear os dados de produto.

Criando um novo evento no Google Analytics

Depois de configurar a Tag do evento no Google Tag Manager, certifique-se que o Google Analytics está recebendo os dados do evento.

Para isso, você só precisa abrir o Google Analytics e acessar:

  • Em Administrador > Exibição de dados > Eventos;

eventos GA4

Se ele apareceu na lista de eventos, quer dizer que você fez tudo certo!

Agora você pode pegar o evento Marcar como evento principal

Os eventos de principais são os que avançam o lead dentro do funil de compra, ou seja, são as ações que aproximam o usuário de se tornar um cliente.

Por exemplo, o preenchimento de formulário é um evento principal, assim como o acesso numa landing page ou o clique em um botão “comprar agora”.

Para decidir quais são os seus eventos principais, faça uma lista de todas as ações necessárias que um usuário tem que fazer para se tornar cliente no seu site.

Os eventos principais vão aparecer automaticamente nos relatórios de conversão do Google Analytics.

Funil de eventos

As vezes é interessante registrar o fluxo de um evento para outro dentro do seu funil de inbound.

Por exemplos, eu posso querer saber quantas pessoas vão da minha página na home para a página de produto e, dessas, quantas vão para a minha página do carrinho de compras.

O fluxo de eventos automático do Google Analytics funciona para eventos principais para configurá-lo basta criar uma análise de funil e colocar cada evento como uma etapa no funil.

Acesse:

  • Analisar > Análise detalhada de funil;
  • Em Etapas > Editar etapas do funil;
  • Vá a uma etapa e selecione Evento > Nome do evento
  • Adicionar filtro > Corresponde exatamente à [escreva o nome do evento];
  • Clique em Aplicar;

Etapas de análise de funil

Exemplo:

análise de fluxo de eventos

Digamos que eu tenho um E-commerce e quero rastrear o fluxo de comprar realizadas. Em Destino eu coloco o URL da página /compra-realizada. No Funil eu incluo os URL das páginas de /produto, /carrinho, /pagamento e todas as páginas que o usuário tem que atravessar até chegar na página de compra realizada.

Eu também posso fazer outros tipos de análise: fluxos, diagramas. Eu posso cruzar meus dados de eventos principais com dados demográficos e entender melhor meu publico alvo. Tudo é possível.

Como utilizar os eventos

Os eventos servem primariamente para analisar a sua taxa de conversão, mas ao configurar os eventos no Google Analytics você ainda tem algumas outras funcionalidades interessantes para a otimização de conversão.

Se você acessar Relatórios > Engajamento > Eventos, vai poder ver o histórico de todos os eventos, podendo criar filtros ou cruzar dados com outras informações.

Usando o filtro “Origem/mídia da sessão” fica fácil perceber quais as origens geram maior retorno na sua conversão e assim calcular melhor o seu orçamento de marketing por canal de aquisição.

relatório de eventos ga4

Outro filtro importante é o de “Dispositivo” que mostra qual aparelho – Desktop, mobile ou tablet – então gerando mais conversão. Esses dados podem indicar possíveis tendências de comportamento do usuário ou até deficiências no layout responsivo.

Se você criou eventos para sua loja online como nós sugerimos antes, você pode acessar a aba Monetização em Relatórios e terá acesso a várias informações sobre as suas vendas.

O que é Contagem de Eventos no Google Analytics 

Os eventos são contabilizados no Google Analytics com um modelo por atribuição.

Então digamos, se um cliente acessa sua loja pela primeira vez por um anúncio, adiciona um produto ao carrinho, mas só compra dois dias depois por um acesso no email, esse evento de compra vai contar como tendo origem no anúncio ou no email?

A resposta é: por padrão será uma colaboração dos dois, mas você decide!

Em Administrador > Exibição de dados > Configuração de atribuição, você pode configurar qual canal de marketing recebe o crédito pelo evento.

Por padrão, o Google Analytics faz a contagem como sendo uma divisão entre os canais, mas se você quiser, pode optar mudar essa atribuição por "último clique".

Você também pode alterar a janela de tempo "lookback" em que o Google Analytics fica esperando pelo usuário até ele completar o evento.

Integrações

O Google Analytics possui integrações poderosas com o Google Ads e o Google Opitimize e o uso dos eventos auxilia nessa dinâmica.

No Google Opitimize, você pode elaborar testes A/B levando em consideração variáveis de conversão como eventos. Isso torna os seus testes muito mais assertivos na hora de decidir se uma mudança no layout é benéfica ou não para a conversão.

teste A/B no Google Opitimize

Da mesma forma no Google Ads você pode utilizar os dados de eventos para decidir se o publico adquirido pelas suas campanhas de anúncios estão gerando resultados interessantes para a conversão total do site. Essa análise é importantíssima para validar o investimento em Ads.

Tem muito mais coisa que a gente pode falar aqui sobre como o uso de eventos ajuda na otimização de conversão, mas se você quer se aprofundar no assunto eu recomendo o manual que eu montei sobre como aplicar estratégias de otimização.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na configuração de eventos deixa o seu comentário abaixo e vamos te ajudar.

Se ficou faltando falar sobre algum assunto que te interessa lembre de comentar que vamos incluí-lo num próximo conteúdo.

Até a próxima!

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