Cayman Sistemas
PRECISO DE UM SITE
MENU
INÍCIO
SOBRE NÓS
PROJETOS
CONTATO
X
SOLICITAR ORÇAMENTO
Foto Blog

[Resolvido] O seu pixel do Facebook não está ativo

16/02/2024 - Curso de SEO para iniciantes

"O seu pixel do Facebook não está ativo" é uma mensagem de erro comum que aparece quando o Meta não está conseguindo puxar as informações do seu site. Para solucionar esse problema, segue uma lista de coisas que você pode tentar fazer:

IMPORTANTE: Todos os relatórios de checagem do Pixel do Facebook não funcionam direito caso você esteja usando um plugin de bloqueio de anúncios. Antes de iniciar qualquer teste ou instalação desative os plugins de adblock.

Índice

  1. Motivos para o pixel não estar funcionando
  2. Como reinstalar o código de monitoramento
  3. Como instalar o Pixel do Facebook com o Google Tag Manager
  4. Fiz tudo certo e ainda tenho problemas, e agora?

Motivos para o Pixel não estar funcionando

Se você acabou de instalar o pixel do Meta, ou se ele estava funcionando e parou de recolher dados, então o problema está no código de monitoramento.

O código nada mais é do que aquele html que você copia e cola no código do site. Geralmente, quem fica responsável por isso é o T.I. ou o desenvolvedor do site.

Então, provavelmente, o que aconteceu é que houve um erro nesse processo.

O que nós vamos fazer é checar se o código não está funcionando e, aí, reinstalar o código caso haja um problema mesmo.

Para isso:

  • Acesse o Gerenciador de Eventos;
  • Clique em Eventos de Teste;
  • Em Testar eventos do navegador, preencha o url do seu site e clique no botão "Abrir site".

Se houver um problema a seguinte mensagem vai aparecer "Não está recebendo atividade?".

Isso indica que nós vamos precisar reinstalar o código, mas ainda precisamos ter certeza disso, olhando direto no código html do site. Como no exemplo abaixo!

Como reinstalar o código de monitoramento

O Pixel do Meta só vai ficar ativo se você instalar o código de monitoramento.

Se você já instalou o código e ainda assim ele não está ativo, então provavelmente ele não foi instalado corretamente.

Para visualizar o código instalado, acesse o seu site e depois:

  • Clique F12 Isso vai abrir a janela DevTools.
  • Clique F5;
  • Clique em Elements;
  • Clique Ctrl F;
  • Pesquise Meta;
  • Certifique-se que o código do pixel do Meta está lá.

O código tem que estar dentro da head.

Se ele não estiver lá - por exemplo, caso ele esteja dentro da body - então a pessoa, que foi responsável por incluir o código, incluiu ele no local errado.

ATUALIZAÇÃO: Agora quem usa Google Chrome, pode usar uma extensão do navegador que mostra se o Pixel está ativo ou não.

Se chama Meta Pixel Helper.Basta instalar no navegador ia até o seu site e cliente no ícone no topo da barra de ferramentas.

Se você não usa o Chrome então siga o tutorial abaixo:

Para checar se o Pixel foi disparado com sucesso:

  • Volte à janela DevTools ;
  • Clique em Network ;
  • Clique Ctrl F;
  • Pesquise pixel*;*
  • Cheque se o status ao lado é 200.

gtm código de confirmação goole tag manager

Se você encontrar status 404 (ou 5XX, 4XX) significa que a tag encontrou algum erro ao disparar. Isso pode acontecer por vários motivos, mas a solução ainda vai ser reinstalar o código de monitoramento do jeito certo.

Para isso, vamos ter que deletar o código atual e incluí-lo novamente ao código HTML do site. Existem várias formas de fazer isso, mas a melhor é pelo Google Tag Manager.

Como instalar o Pixel do Facebook com o Google Tag Manager

O Google Tag Manager é a melhor ferramenta para gerenciar tags de instalação. Para resolver esse problema de uma vez o jeito é instalar o seu Pixel do Meta usando o GTM. Digo isso porque o Google Tag Manager possui uma ferramenta específica que identifica problemas de instalação nas tags o que evita todo esse problema que você está enfrentando.

Se você nunca usou o Google Tag Manager - eu fiz um passo a passo para te ajudar a começar agora mesmo!

Depois de instalar o GTM você pode acessar o meu guia de instalação do Pixel do Facebook com o Google Tag Manager para reinstalar a sua Tag.

IMPORTANTE: antes de reinstalar o Pixel do Meta, é necessário deletar o código de monitoramento que já está no html do seu site.

ATUALIZAÇÃO: O Meta agora oferece integração direta dentro do gerenciador de eventos. Exemplo na imagem abaixo.

Eu fiz vários testes e não consegui de jeito nenhum fazer funcionar. 

O sistema parece incapaz de integrar se você não tem o tag manager no servidor em vez de apenas a versão web.

Então, eu sugiro que você ignore essa mensagem e siga pelo tutorial que eu escrevi acima.

Fiz a instalação e ainda estou tendo problemas, e agora?

Fazendo a instalação usando "plataforma de parceiros", o Meta vai gerar uma Tag dentro do Google Tag Manager.

Tag do Pixel do Facebook

Para verificar se está tudo funcionando abra o Google Tag Manager:

  • Entre no Espaço de Trabalho;
  • Clique em Visualizar;
  • Abra o Tag Assistant;
  • Veja na aba do Debug do Tag Assistant se a tag do Facebook tem a mensagem Succeeded.

Pixel do Facebook funcionando

Se a mensagem Suceeded aparece deveria estar funcionando. Atualize a página do Gerenciado de Eventos do Meta e veja se o status está "ativo". Se a mensagem "o seu pixel do fabebook está inativo" ainda está aparecendo clique em Diagnóstico.

Pode ser que atrase um pouco e o Meta mude o status depois, mas se a ferramenta de Diagnóstico diz "Não há problemas com seu Pixel" aguarde 24h.

Volte no dia seguinte e cheque se os dados estão chegando na Visão Geral e no Facebook Analytics.

Se, ainda assim, o status "o seu pixel do fabebook está inativo" persiste, delete a tag do Pixel do Facebook do Google Tag Manager.

Volte ao Gerenciador de Eventos do Meta e atualize a página. Inicie novamente a configuração do Pixel, mas dessa vez clique em Instalar manualmente.

  • Copie o código html;
  • Abra o Google Tag Manager;
  • Vá até Espaço de trabalho > Tags > Nova;
  • Clique em Configuração da tag > HTML personalizado ;
  • Cole o código do Pixel do Facebook;
  • Clique em Acionadores > All Pages;
  • Dê um nome a Tag e clique em Salvar;
  • Clique em Visualizar;
  • Abra o seu site e cheque se a Tag que você fez agora aparece com a mensagem Succeded no Debugger;
  • Se sim, volte ao Google Tag Manager, feche o modo de visualização e clique em Enviar;
  • Envie a Tag ;
  • Volte ao Gerenciador de Eventos no Meta;
  • Clique em Diagnosticar e veja se está tudo certo;
  • Cheque se o status abaixo do PageView está ativo.

Pixel do Facebook ativo

De novo, pode ser que tenha um atraso na ativação do status, é bom esperar 24h para checar se os dados estão chegando nos relatórios.

Você pode também utilizar a aba de Eventos de teste para checar se o Meta está reconhecendo não só a visualização de página, como também outros eventos dentro do site.

Eventos duplicados no Meta, como resolver?

Alguns leitores nos questionaram sobre eventos duplicados. Ou seja, quando um evento é contado duas vezes pelo Pixel

Abaixo vou explicar o porquê isso acontece e o que você pode fazer para remediar.

Para saber se você está tendo esse problema:

  • Clique em Gerenciador de Eventos > Fontes de dados;
  • Role para baixo até encontrar a aba de eventos;
  • Selecione o evento e clique em “ver detalhes”> “atividades de amostra”;

Se você tem eventos duplicados, você vai notar que a amostra tem disparos duplicados.

Assim que você confirmar que o seu evento está sendo disparado duplicado você tem duas alternativas:

  1. Você pode tentar ajustar o disparo do evento clicando em Gerenciar Evento;
  2. Você pode criar um novo evento clicando no botão Criar Evento.

Eu não vou mentir, o processo de criação de eventos do Meta não é dos melhores. Esse tipo de problema é comum.

Geralmente o que você tem que fazer para ter um dado confiável é usar um outro sistema como o Google Analytics 4 para confirmar as conversões que estão vindo desse canal.

Você deve se concentrar em criar eventos o mais simples possíveis: visita de página, clique em botão, no máximo um preenchimento de formulário.

Qualquer coisa mais complexa vai envolver programae disparos de eventos direto no código do site. Se você quiser a documentação está aqui.

Espero que esse guia seja útil. Se mesmo depois de tudo isso o problema persistir pode ser que o Meta esteja fazendo algum tipo de atualização no sistema que deixa o Pixel temporariamente fora do ar. Espere mais alguns dias e cheque novamente. Em caso de dúvidas fique à vontade para comentar abaixo!

Até mais! 

 

Solicitar orçamento de um site