Como Garantir Lucro no Google Ads
Não é exagero, nem título enganoso. Até o final desse blog você vai aprender como garantir com 100% de certeza que as suas campanhas no Google Ads vão gerar lucro. Segue abaixo!
Conversão e Lucro em campanhas de Google Ads
O que nós vamos fazer é configurar a campanha para que o nosso custo por ação (CPA médio) seja menor do que a margem de lucro por venda no site.
Isso garante que o Valor da conversão por custo será maior que 1. Ou seja, garante que o retorno sobre investimento será positivo.
A "Ação" em CPA é uma conversão, ou seja, é uma ação que o cliente realiza no site para comprar meu produto ou serviço.
Sendo assim, nós vamos ter duas variáveis para nos preocupar ao garantir lucro no Google Ads: a Conversão e o Lucro por Venda.
Por sorte, eu já ensinei nesse blog a forma de obter essas duas variáveis de maneira confiável utilizando Eventos e Variáveis Personalizadas.
Uma Rápida Revisão
Ok, você perdeu meu último blog, então aqui vamos rever alguns conceitos.
Usando o Google Tag Manager, nós conseguimos rastrear ações específicas do usuário dentro do site.
Nós registramos essas ações como Eventos e fazemos a análise desses eventos no Google Analytics.
Esse eventos geralmente são ações simples: clique num botão, preenchimento de um formulário ou execução de uma compra.
No caso do seu site, você vai ter que rastrear o Evento que constitui uma venda, mas isso não significa que essa estratégia só vai funcionar em sites de varejo ou e-commerce, por exemplo.
Eu posso montar a mesma estratégia para um site que não trabalha com venda direta, desde que eu tenha uma noção da taxa de conversão.
Por exemplo, se 10% dos usuários que preenchem formulário no seu site viram compradores, você já pode usar o preenchimento do formulário como seu evento de conversão.
E-commerce e venda direta
Essa análise de dados fica ainda mais fácil quando você consegue executar a venda dentro do site, como é o caso do E-commerce.
Aí, basta tratar a finalização da venda como evento de conversão.
Por exemplo, muita gente usa a visita à página "compra concluída" como sendo um evento de conversão.
A única coisa que fica faltando é calcular o valor dessa conversão, já que ela vai me dar o Lucro por Venda.
Utilizando o Google Tag Manager, nós podemos cadastrar um evento como conversão no Google Ads e, então, atribuir um valor a essa conversão.
A precisão no cálculo desse valor é que vai garantir o nosso lucro em Campanhas de Google Ads.
Em alguns casos, esse valor é fixo - por exemplo, se o seu site só vende um produto - ou ele pode mudar dependendo do produto ou margem de lucro.
Nesses casos, nós precisamos criar uma variável dinâmica que vai calcular o valor da venda. Eu ensinei como fazer esse processo no meu último blog que você pode acessar aqui!
IMPORTANTE: Ao preencher o valor da conversão, nós estamos interessados não no valor do produto, mas no lucro que eu tive com aquela venda. Logo, o valor vai ser uma % do valor do produto.
Passo a Passo para configurar a campanha no Google Ads
Eu estou saindo do princípio que você já tem uma campanha rodando no Google Ads. Se você nunca fez uma campanha no Google Ads, então eu recomendo ver esse material aqui!
Para configurar uma campanha de Google Ads que vai garantir lucro, nós vamos precisar:
- Configurar o evento de conversão no Tag Manager
- Criar a tag de acompanhamento do Google Ads
- Preencher de forma precisa o valor da conversão
- Configurar a campanha no Google Ads
Vamos começar abrindo o Google Tag Manager.
Para configurar o seu evento no Google Tag Tag Manager, acesse Acionadores > Novo > Configuração do acionador. Selecione o evento que deseja rastrear e as condições.
IMPORTANTE: Seja muito preciso nessa configuração para evitar que outras ações não sejam interpretadas como conversão pelo Tag Manager.
Finalizada a configuração do acionador, abra uma segunda aba no Google Ads.
No Google Ads, selecione Ferramentas > Medições> Conversões.
Clique no botão azul "+".
Selecione a Categoria "Compra", dê um nome a sua conversão e defina se o Valor da sua conversão vai ser fixo ou variável (como nós discutimos no capítulo anterior).
Em Contagem, você vai selecionar Todas ou Uma dependendo do tipo de evento que configurou no Tag Manager.
Por exemplo, se você selecionou visualização de página, pode ser uma boa ideia deixar como Uma já que evita uma contagem imprecisa caso a página seja atualizada ou acessada múltiplas vezes pelo usuário.
Dica: caso o seu cliente demore muito tempo (mais de um mês) para comprar o produto após o primeiro contato com a sua marca, você pode estender o período de conversão por clique para até 90 dias.
Clique em Criar e Continuar > Usar o Gestor de Etiquetas do Google.
O sistema vai gerar um ID de conversão e uma Etiqueta de Conversão.
Agora, volte ao Google Tag Manager.
Selecione Etiquetas (Tags) > Nova > Configuração da tag> Acompanhamento de Conversão do Google Ads.
Preencha os campos de ID de conversão e Etiqueta de Conversão que você gerou no Google Ads.
Agora preencha o Valor da Conversão.
Se ele for variável, puxe o valor da variável no botão "+" do lado do campo e selecionando a variável personalizada que você criou.
O código da transação não é obrigatório, mas você pode configurá-lo como uma variável personalizada também.
Por último, o código da moeda será BRL caso você esteja contabilizando ela em reais.
Agora, abaixo em Acionadores selecione o evento de conversão que você configurou. Vai ficar mais ou menos assim:
Dê um nome para tag e clique em Salvar.
Antes de publicar, precisamos ainda testar se a tag está disparando corretamente. Para isso clique em Visualizar.
Com o Tag Assistant, abra o seu site e simule uma compra. Volte ao tag assistant e veja se o evento de conversão ficou registrado no histórico.
Se ele apareceu lá, clique nele e veja se a tag que você configurou foi disparada com sucesso.
Se deu tudo certo, feche o tag assistant, volte ao Tag Manager e clique em Publicar (Enviar).
Em 24h os dados de conversão vão começar a ser compilados no Google Ads.
É sempre bom também configurar o mesmo evento no Google Analytics para controle mais geral dessa conversão.
Agora chegamos no passo 4, lembrando que eu estou considerando que você já tinha uma campanha rodando no Google Ads quando começou nosso guia.
No Google Ads, selecione a sua campanha e acesse Definições (Configurações).
Acesse Lances > Alterar estratégia de lances.
Agora é o pulo do gato!
- Se o valor da sua conversão é fixo, selecione Conversões > Definir custo por ação alvo;
Se o valor que você lucra por conversão é fixo e o custo por ação é menor que esse lucro, nós vamos garantir que essa campanha vai gerar lucro, certo?
Isso porque o nosso custo sempre vai ser menor que o lucro. Então, defina um CPA menor que o valor por conversão, baseado em quanto ROI (retorno sobre investimento) você planeja obter.
- Se o valor da sua conversão é variável, selecione Valor de conversão > Definir um retorno do investimento publicitário alvo.
A mesma lógica se aplica a esse caso. No caso, o ROAS (retorno sobre investimento publicitário) é a mesma coisa que o ROI. Selecione a porcentagem que deseja.
Eu recomendo começar com 100% e já vou explicar porquê.
Finalize clicando em Guardar (Salvar).
Depois, acesse Definições adicionais > Conversões > Escolher ações de conversão para esta campanha e selecione a conversão que você configurou.
Finalize clicando em Guardar (Salvar).
Administrando o lucro nas campanhas de Google Ads
Aguarde alguns dias enquanto o algoritmo passa pela etapa de aprendizado.
Você pode ter uma flutuação brusca nos seu desempenho e custos, por isso, pode ser uma boa ideia reduzir temporariamente seu orçamento.
Fique atento a duas métricas no seu relatório: Custo por Conversão e Valor de conversão/custo.
O Custo por Conversão vai indicar se o sistema conseguiu atingir o CPA alvo que você definiu.
Se o Valor de conversão/custo for maior que 1, significa que as suas campanhas estão dando lucro.
Assim, sua campanha vai se encaixar em dois cenários:
- Deu tudo certo e a sua campanha está dando lucro;
- O Google encerrou a sua campanha;
Se você caiu no cenário 2 significa que o Google não conseguiu atingir os objetivos que você definiu na sua estratégia de lances.
Isso aconteceu porque: ou você exigiu um ROI muito alto, ou a sua campanha não está otimizada o suficiente para entregar esses resultados.
Existem 1 milhão de formas de otimizar uma campanha de Google Ads e eu não vou entrar em detalhes aqui, mas a questão é que: se você configurou a sua estratégia de lance da maneira correta, ela vai servir como uma rede que garante que a sua campanha só vai poder gerar lucro.
Dessa forma, caso a sua campanha gere prejuízo, o Google vai simplesmente tirar ela do ar, o que é bom no final das contas já que nos impede de perder dinheiro.
Claro, tudo isso vai depender da nossa capacidade de medir com precisão os eventos de conversão e o lucro por venda.
Desde que esses dados estejam sendo contabilizados da maneira correta, você vai conseguir garantir lucro nas suas campanhas de Google Ads.
O resto vai depender de você. Como você configura sua campanhas, seus anúncios, sua estratégia de vendas, isso vai depender de você.
Mas espero que com esse guia, você tenha em mãos uma ferramenta que vai impedir você de perder dinheiro no Google Ads e, quem sabe, gerar mais lucros.
Boa sorte e até a próxima!