O RD Station é bom mesmo?
O RD Station é uma ferramenta para automação e qualificação de leads, mas será que ela é boa para a sua empresa? Nesse conteúdo a gente vai te mostrar como descobrir o RD Station está funcionando para o seu negócio e o que você pode fazer pra melhorar seus resultados. Confira!
O que é o RD Station?
O RD Station é uma ferramenta para qualificar leads e gerar vendas.
Em resumo, ela serve para capturar usuários interessados na sua empresa e ajudá-los no processo de compra até o momento de fechar a venda.
Basicamente, o sistema do RD Station capta dados de leads por meio de formulários (nome, telefone, e-mail, por aí vai) e envia conteúdo comercial pro cliente (e-mail marketing).
A parte boa do RD é que ele pode fazer tudo isso de maneira automatizada e ele também é muito útil em segmentar a sua base de dados para aumentar a eficácia das campanhas.
Ele, agora, também conta com um CRM para acompanhamento do progresso de vendas, mas na minha opinião essa ferramenta ainda não funciona em plena capacidade.
O RD também conta com algumas ferramentas de conteúdo para mídias sociais e SEO, mas não é o foco da sua utilidade. Ele é bom mesmo nessa parte de automação e segmentação dos processos de qualificação de leads.
Ou seja, ele é uma ferramenta para ajudar empresas que não tem tecnologia própria a conseguir fazer um processo de vendomarketing mais efetivo.
O RD Station é caro?
Qualquer coisa pode ser cara se você não consegue usar ela. Certo?
A questão não é se o RD é caro, a questão é se ele dá lucro.
A equipe da RD é muito boa em atender, treinar e ajudar o cliente a montar suas próprias campanhas dentro da ferramenta.
Assim que você compra, tem todo um processo de participação de cursos e capacitação que acontece junto a reuniões com a equipe de customer sucess para garantir que você entenda como usar o RD nas suas campanhas de marketing digital.
O problema é: como saber que essas campanhas tiveram resultado positivo graças ao RD? E o resultado positivo que a campanha teve justificou o investimento no RD Station?
Aí claro que vai depender do objetivo da sua empresa ou da sua estratégia de marketing. Mas sendo prático, nós vamos tentar calcular quantas vendas eu fechei graças ao RD.
Você pode fazer isso de várias maneiras.
Nesse exemplo, nós vamos usar o Google Analytics porque estamos rastreando as vendas em uma loja virutal (e-commerce), mas o próprio RD tem ferramentas para rastrear vendas.
Como calcular se o RD Station dá lucro
Se você cadastrou a sua venda como uma meta de conversão no Google Analytics, esse processo vai ser super fácil.
Basta clicar em Conversões>Objetivos>Vista geral e selecionar a conversão de venda no relatório.
Aí você só precisa clicar em Origem/Meio e pronto!
Você vai conseguir ver, na hora, quantas vendas foram feita cuja origem da conversão veio de um e-mail do RD Station.
Mas nós não podemos parar por aí. Eu também tenho que checar se alguma conversão que veio de outra origem foi ajudada pelo RD Station.
Como assim "ajudada"? Bem, o cliente pode não tem comprado com o e-mail que eu mandei pelo RD, mas pode ter aberto o e-mail e, então, comprado em uma outra ocasião.
Isso se chama conversão assistida. Para checar as conversões assistidas acesse no Analytics Conversões>Funis multicanal>conversões assistidas.
Em Dimensão principal clique em Origem/meio e você vai conseguir ver quantas conversões assistidas o RD gerou.
Ok! Agora eu sei, num período de 30 dias quantas conversões de venda eu tive via RD Station.
Para estimar se o RD Station me deu lucro, eu só preciso dividir o valor das conversões pela mensalidade que eu estou pagando pelo RD. Se o número der maior que 1 eu ganhei dinheiro.
E se eu perdi dinheiro?
Calma, ainda não é hora de cancelar o seu contrato. Agora que nós conseguimos analisar quantas vendas por mês eu consigo gerar via RD Station, fica muito mais fácil definir metas.
Digamos, eu pago 800 reais de mensalidade e meu ticket médio é 45 reais. Nesse caso, eu preciso fechar pelo menos 18 vendas para não ter prejuízo.
Então, agora meu objetivo vai ser criar novas campanhas e estratégias no RD Station até eu conseguir fechar e ultrapassar esse valor.
Como o seu contrato com a RD é de 1 ano, você pode definir esse como o prazo para entrar em equilíbrio.
É bom lembrar que um cliente adquirido pode me gerar várias vendas, então não podemos ficar pensando apenas em 1 venda, mas em toda a vida útil do cliente e quantas vendas eu vou conseguir arrecadar dele. Coloque esse valor médio no seu cálculo de retorno sobre investimento.
Outro ponto importante para finalizar essa conversa é descobrir se o RD é realmente necessário para a sua empresa.
O que eu quero dizer com isso é: será que tem outra forma de entregar esses e-mails ou de qualificar esses leads?
Na minha experiência eu vejo que muitas empresas que compram o RD Station não aproveitam todas as suas funcionalidades.
Isso é um desperdício de dinheiro, já que existem alternativas bem mais baratas para segmentação de leads e envio de e-mail marketing.
Minha sugestão é o seguinte, se você comprou ou vai comprar o RD Station, então mergulhe de cabeça.
Associe a sua metas às funcionalidades da ferramenta, acompanhe seus resultados e sempre busque alternativas.
No final das contas, só renove seu contrato se o ROI for positivo, então seja preciso na sua análise de dados e dedicado nas suas campanhas.
Até a próxima!