Perdi posição no Google | Como ganhar de volta
Quem trabalha como SEO sabe a tristeza que é você perder posições numa página que estava bem qualificada. Mas fique tranquilo, nós vamos te ajudar a seguir!
IMPORTANTE: Esse conteúdo serve para a pessoa que já sabe um pouquinho de SEO, mas se você não sabe ainda, segue o link do nosso curso grátis para iniciantes aqui.
Como saber a posição do Google
Se você tem um site empresarial, tem que sempre ficar atento ao posicionamento dele nas pesquisas orgânicas.
Especialmente, no posicionamento do nome da marca. Afinal se o nome da sua marca não está bem posicionado, então o negócio tá feio.
Para checar esse posicionamento, nós vamos usar o Google Search Console.
No Google Search Console:
- Clique em Resultados da Pesquisa;
- Selecione Posição;
- Clique em "Data" e selecione "Comparar";
- Selecione "Aplicar" no intervalo de tempo que preferir;
Rolando a tela para baixo, o sistema já separa quais foram as pesquisas (consultas) e páginas que tiveram maior diferença no posicionamento (ganhando ou perdendo posições).
Ele também mostra quantos cliques e impressões você perdeu baseado nessa queda do posicionamento.
Geralmente a queda no desempenho vai ser maior se a posição caiu de 10 para 11 ou se caiu do top 3.
Isso acontece porque os cliques em resultado de Google são muito maiores na primeira página e, dentro da primeira página, no top 3.
A partir daí você consegue saber qual a palavra-chave e página específica que perdeu posições e então causou essa queda no número total de acessos do site.
Já sei qual é a página e palavra-chave que me fez perder posições, e agora?
Se o conteúdo perdeu posições, ou um outro site conseguiu posicionar o seu conteúdo acima do seu, ou o Google fez uma atualização no algoritmo de posicionamento.
Isso aconteceu o tempo todo! Você pode ficar atento a essas alterações no blog da Google.
Independente do caso, a solução é a mesma: você vai ter que reciclar o seu conteúdo.
A lógica é sempre a mesma, vamos ter que seguir as boas práticas de SEO para garantir uma melhor experiência do usuário na página.
Lembrando que o Google mede a experiência do usuário usando o sistema Web Vitals e as métricas de engajamento: taxa de rejeição, tempo de página, cliques, páginas por sessão, rolagem de página, assistir vídeo.
Como exemplo, a página do nosso blog sobre solução de problemas no pixel do Facebook foi recentemente reciclada.
Incluímos um novo vídeo explicativa, adicionamos um capítulo e fizemos correções e adições.
Você também pode mexer no desempenho da página. Para isso, analise a página no Google Lighthouse e faça as alterações recomendadas.
Depois de fazer tudo isso, volte ao Google Search Console:
- Clique em Inspeção de url;
- Cole o url da página que foi reciclada;
- Clique em Solicitar Indexação.
Isso vai avisar ao Google que você alterou o conteúdo da página e gostaria que ela fosse avaliada novamente. O processo pode demorar de uma semana até 1 mês.
O processo de otimização de posicionamento é lento e complicado, mas vale a pena!
Se ficou qualquer dúvida, deixe nos comentários abaixo e até a próxima!