Cayman Sistemas
PRECISO DE UM SITE
MENU
INÍCIO
SOBRE NÓS
PROJETOS
CONTATO
X
SOLICITAR ORÇAMENTO
Foto Blog

Como criar campanhas com influenciadores

17/08/2021 - Marketing de conteúdo

Influenciadores são o novo mercado inexplorado do marketing digital brasileiro. Nesse texto vou te mostrar como você pode negociar contratos com influenciadores e medir o desempenho das suas campanhas. Segue abaixo!

Influenciadores: o que fazem, onde vivem

O influenciador digital é qualquer criador de conteúdo na internet que tem um público segmentado que fecha com o seu público alvo.

Eles estão por toda parte hoje nas mídias sociais. Encontrá-los não é o problema, o problema é negociar com eles.

Muitas empresas não sabem avaliar o valor da base de seguidores de um influenciador. Dessa forma, é muito fácil errar no valor da proposta.

Algumas agências de marketing já começaram a surgir no mercado como facilitadoras desse processo. Ajudando empresas a encontrar e negociar parcerias.

Na minha experiência até agora, foi sempre mais barato negociar direto com o influenciador sem depender de intermediários, mas aí entra o problema: como medir o potencial de mercado de um influenciador?

Métricas para influenciadores

Se você abriu um canal de contato com um influenciador, a primeira coisa que você precisa solicitar é um mídia kit e um relatório segmentado do seu público.

Isso é super fácil de conseguir. Toda mídia social hoje gera relatórios de público. Peça pelo histórico de pelo menos um ano para conseguir ver a trajetória do influenciador e o seu segmento de público.

Depois, acesse o site https://socialblade.com/ para tirar a contra prova.

Separe os canais do influenciador (youtube, instagram, twitter... o que for) e veja você mesmo se os dados batem.

É importante procurar por comportamentos inorgânicos. Curvas retas, quadradas, comportamentos em padrão. Isso pode significar que o influenciador está comprando seguidores ou usando bots.

Veja o exemplo:

A partir de janeiro de 2021 esse influenciador passou a usar um bot que gera seguidores falsos no youtube.

Perceba como toda semana ele ganha a mesma quantidade de seguidores. Ou seja, nesse caso específico ele configurou a máquina para que ela garantisse que o canal não ia diminuir.

Nós temos que lembrar que a mídia social é o ganha pão do influenciador e nem todos eles vão ser honestos quanto ao tamanho real do seu público.

Outro ponto importante é o alcance do influenciador. Não basta ter 100 mil seguidores, você tem que conseguir alcançar todos eles, ou uma grande parte deles.

O alcance orgânico em mídias sociais está ficando cada vez mais difícil, então o número de inscritos ou seguidores de um canal é cada vez mais irrelevante.

Relevante mesmo é o engejamento. Ou seja, quantas pessoas interagem com o conteúdo.

Para saber o engajamento vamos precisar da ajuda do socialblade de novo.

Como exemplo eu peguei o relatório de vídeos postados de uma dos maiores youtubers do mundo:

No relatório você consegue ver a quantidade de visualizações e comentários por vídeo.

Essa informação vai te dar uma noção muito mais precisa de quantas pessoas assistem os vídeos em vez do número total de seguidores.

No exemplo em questão o youtuber tem 110 milhões de inscritos, porém em média, cada vídeo tem por volta de 2,5 milhões de visualizações.

Ou seja, se eu fizer uma inserção em um único vídeo do influenciador eu vou atingir umas 2,5 milhões de pessoas. Minha empresa não vai chegar nem perto desse 110 milhões de inscritos.

Você pode então calcular o custo para a sua empresa baseada no CPM (custo por mil impressões).

O que eu faço ao negociar é usar o CPM que eu já pago em outras campanhas (como google Ads) e ofereço ele como cachê baseado nas impressões médias de cada publicação do influenciador.

Então, seguindo o exemplo, se eu pago 4 reais por mil impressões e cada vídeo do cara chega a 2,5 milhões de views. Isso daria 10 mil reais de cachê para inserção.

Claro, esse valor ainda vai ser negociado, mas já dá uma boa aproximação do custo da inserção.

Como definir o desempenho de campanhas com influenciadores

Se você já negociou e conseguiu inserir a sua marca numa parceria com influenciadores. Agora precisamos descobrir se ela realmente gerou lucro para sua organização.

O jeito mais fácil de fazer isso é com um link rastreável.

O link rastreável é um link especial que leva para o seu site, que nos permite descobrir a origem do tráfego.

Para criar um link rastreável você só precisa:

Como exemplo, vamos considerar uma campanha feito com um youtuber. A Origem é o youtube, meio é vídeo, nome é "influenciador" e o ID a gente inventa um número.

Depois de encurtar o link você entrega ele para o seu influenciador e pede que ele use esse link nos materiais que ele for compartilhar da sua marca.

Assim que a campanha começar a rodar, o Google Analytics vai começar a rastrear o tráfego que veio pelo link especial.

Se você configurou suas metas direitinho no Analytics, dá para descobrir quantas vendas a campanha gerou e quanto lucro chegou na empresa.

Para isso:

  • Acesse o Google Analytics;
  • Selecione Aquisição > todo o tráfego > Origem e meio;
  • Procure pela origem e meio que você cadastrou no link rastreável;

Como no exemplo, eu consigo ver as métricas do público que veio da campanha incluindo quantas vendas eu fiz e qual o lucro proveniente dessas vendas.

Basta então comparar baseado no valor investido para saber se a campanha se pagou.

Outra coisa interessante é notar a diferença no engajamento pelo público que veio indicado pelo influenciador.

Uma coisa que eu tenho notado nas minhas campanhas é que o público que vem indicado tem muito mais interesse pelo produto já que confiam na indicação do influenciador.

Hoje eu te mostrei como analisar o valor de canais de influenciadores, como negociar cachê e como rastrear a conversar dessas campanhas.

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Até a próxima!

Solicitar orçamento de um site