Cayman Sistemas
PRECISO DE UM SITE
MENU
INÍCIO
SOBRE NÓS
PROJETOS
CONTATO
X
SOLICITAR ORÇAMENTO
Foto Blog

Não existe site grátis | sobre o Wix e outras plataformas

05/07/2024 - Websites

Hoje vamos falar dos custos associados a criar e manter um site, as alternativas com plataformas como Wix e o motivo pelo qual as empresas e agências tendem a desistir dessas opções. Confira!

Wix é gratuito?

Nós percebemos que hoje existe, especialmente entre os pequenos empresários, essa busca por uma solução de site grátis. Isso é normal.

 

Quando você começa um negócio, quer investir o mínimo possível. Por isso, muita gente opta por só manter uma rede social da sua empresa ou um endereço no Google Meu Negócio. No máximo uma Landing Page.

 

Mas aí, o que acontece é que muitos se perguntam, quando é o momento para migrar para um site? E, também, será que tem um jeito de criar um site grátis?

 

Aí nós chegamos em propostas como o “criador de sites grátis do Wix”, uma proposta que foge completamente da realidade.

 

Sim, o Wix está sugerindo que o processo de criar o site dentro da sua plataforma é grátis, porém o site em si, não é grátis.

 

Foi daí que veio a inspiração para esse texto. Acabar com a ilusão que qualquer empresa vai te oferecer um site sem você pagar.

 

Isso não existe. 

Quais os custos de um site?

Criar um site envolve vários custos e, hoje, vamos explicar todos eles para que você possa tomar uma decisão mais informada.

Domínio

O primeiro custo de um site é o de domínio.

 

O domínio de um site é o seu endereço, o seu nome. 

 

Para comprar um domínio, você precisa encontrar um nome que esteja disponível ou, então, negociar com o atual dono do domínio para que ele venda a licença de uso para você.

Existe um mercado inteiro de venda de domínio hoje com empresas como Hostgator, GoDaddy e Hostinger.

 

Nesses sites você consegue conferir o custo e disponibilidade de domínios. Você também pode comprar uma licença temporária do domínio, válida geralmente por um ano.

 

O custo de domínio então é o primeiro ponto a se pensar, até mesmo quando estamos falando do nome da sua empresa.

 

Uma coisa que eu fiz muito como coordenador de marketing digital ao desenvolver uma marca para um cliente, já era checar se o domínio estava disponível.

 

É bom saber que domínios com nomes simples como “casa.com” são extremamente caros e, hoje, já não são considerados bons do ponto de vista de SEO.

 

Existem também os casos de empresas que esquecem de comprar o seu domínio e são obrigadas a pagar a um “cambista de domínios” pelo acesso ao nome da sua própria marca na internet. 

 

Existem algumas plataformas, como a Numvemshop por exemplo, que te deixam criar um site sem domínio. 

 

Sites desse tipo ficam hospedados num “subdomínio” como “casa.numvemshop.com”. 

 

Os subdomínios podem atrapalhar a sua capacidade de ser encontrado no Google, mas principalmente, as empresas tendem a não usá-los porque eles interferem com a identidade da marca.

 

Se você tem uma empresa séria, você não quer que o endereço online dela seja dividido com o nome de outra empresa.

 

Nesses casos, algumas plataformas até permitem que você crie um site dentro do sistema deles, mas hospede no seu próprio servidor. Vamos falar disso a seguir.

Hospedagem

O domínio é só um nome. Você paga pela licença para usá-lo. 

 

A hospedagem já é onde o seu site mora. E a seguir vou te explicar como funciona hospedar um site. 

 

Toda a internet existe em espaços físicos que nós chamamos de servidores.

 

Mesmo os sites que são hospedados na “nuvem” existem em espaços físicos, mesmo que o servidor seja uma “máquina virtual”.

 

A hospedagem funciona da seguinte maneira: em algum lugar existe um prédio com vários computadores enormes chamados servidores.

 

Uma empresa, como a AWS, vende uma “máquina virtual” para hospedar o seu site. 

 

Ou seja, dentro desse servidor, parte da memória é dividida e criado um sistema operacional que roda o seu site dentro.

 

É como se eu pegasse um super computador e dividisse ele em vários computadores menores e vendesse eles para você pela internet.

 

O interessante desse método de hospedagem é que ele é escalável. Se o seu site cresce, você só precisa solicitar mais espaço no servidor.

 

Existem também as empresas que usam servidores locais. Ou seja, eles montam um computador físico gigante, e colocam numa sala dentro do escritório.

 

Isso é comum em empresas que precisam de mais segurança, como no ramo financeiro ou médico.

 

Se o seu site vai consumir dados sensíveis, isso pode ser um problema, apesar de que hoje a tecnologia em “cloud” é bem segura.

 

Óbvio que um servidor inclui um custo.

 

Na nuvem você vai pagar uma mensalidade para hospedar o site, enquanto que se quiser montar seu próprio servidor, vai haver um custo inicial de compra dos equipamentos e então um custo contínuo de energia e manutenção.

 

Agora que já sabemos o custo do servidor, vamos ao maior custo de todos.

Mão de obra

Dá trabalho fazer um site.

 

Os sistemas de “faça você mesmo” o seu site, passam o trabalho de criação para você. Porém, na minha experiência é aqui que a maioria das empresas perde dinheiro.

 

Por um motivo muito simples: VOCÊ NÃO SABE FAZER UM SITE.

 

Mesmo as agências de marketing, que tem designers dedicados a produção de conteúdos visuais, muitas vezes não têm treinamento nenhum para produzir sites.

Se tem uma coisa que nós mostramos no nossos conteúdos educacionais é que criar um site envolve um processo que vai muito além do visual.

 

Existem questões de performance, interatividade com o usuário, integração com outros serviços que interferem na capacidade de um site de gerar vendas.

 

Porque esse é o principal objetivo: o site de uma empresa deve fechar vendas.

 

O problema que eu vejo é que a maioria das empresas que querem um site, não sabem nada sobre sites. E isso faz com que a definição dos requisitos de entrega do site sejam muito baixos.

 

Nós sabemos que uma plataforma como Wix, Wordpress, Squarespace podem entregar uma página na web com um visual bonito. O ponto é: isso é suficiente para gerar vendas?

 

Na maior parte dos casos: não. 

Manutenção e Otimização

Mesmo que uma plataforma consiga entregar algumas vendas, a nossa análise é que se você quiser otimizar esses resultados, você sempre vai precisar contratar algum especialista.

 

E não só um especialista. No caso de Webmaster com Wordpress, o investimento acaba envolvendo comprar “plugins”: serviços extras dentro da plataforma que geram um custo de assinatura.

 

A manutenção de um site, mantê-lo com informações atualizadas e com uma característica moderna é outra fonte de gastos.

 

Aqui a plataforma pode acabar custando caro. 

 

Apesar de ser fácil editar informações do site via plataforma, se você está se sentindo limitado pelas opções de personalização, é bem provável que a sua empresa vai ter que migrar de serviço.

 

Isso significa jogar o seu site atual fora.

 

Um dos grandes problemas da plataforma é esse: é impossível exportar o código fonte da maioria delas.

 

Isso significa que a propriedade intelectual do site, o seu código está sempre preso ao serviço.

 

Na Cayman, se o cliente não tem mais interesse em se hospedar ou usar nossos serviços de manutenção, ele pode comprar o código e levar com ele.

 

Essa é uma opção importante que dá autonomia à empresa em escolher seu próprio caminho.

Comissões em lojas virtuais grátis

 

Como falamos no início, você sempre vai pagar por um site.

 

Uma forma de pagar é com uma comissão sobre as suas vendas.

 

Em plataformas de ecommerce, como Amazon ou Mercado Livre, você pode criar sua própria loja, mas fica preso a um valor de comissão.

 

Existem ainda os casos em que você paga duas vezes, como na Nuvemshop. Você tem uma mensalidade + comissão dependendo do plano a escolher.

Existe site grátis?

Entender os modelos de precificação de sites é o primeiro passo para fugir do mito do site grátis.

 

Você não é um idiota por optar por manter um serviço de assinatura ou pagar comissão a uma plataforma. Muitas empresas ganham dinheiro dessa maneira.

 

O que estamos reforçando aqui é que você tenha a capacidade de entender os custos e tomar uma decisão mais clara.

 

Como coordenador em uma agência, já vi vários clientes optando por plataformas por achar que é simplesmente uma solução mais barata.

 

É sua responsabilidade entender todos os fatores que podem afetar essa decisão e ver qual é realmente a opção que trará mais benefícios ao seu cliente.

 

Lembrando que quando qualquer decisão de marketing é tomada, estamos sempre comparando o Retorno sobre o Investimento. Lembre-se: sites devem gerar vendas para empresas.

 

Espero ter ajudado. Até a próxima!

Solicitar orçamento de um site