Google Merchant Center | Solução para Conta Suspensa [Resolvido]
Se a sua conta no Google Merchant Center foi suspensa, fique tranquilo! Hoje, vamos te mostrar todas as soluções e explicar porque isso aconteceu. Confira!
Motivos de Suspensão no Google Merchant Center
O Google Merchant Center não é muito claro quando a definição dos motivos para a suspensão da sua loja.Alguns motivos são óbvios, mas outros nem tanto.
O que você vai encontrar de problema mais comum é falhas na comunicação do site quanto a política de devolução, garantia e reembolso.
Para corrigir esse problema, vamos ver onde as informações da loja precisam ser cadastradas no Merchant Center, mas é importante lembrar que: todas essas informações também precisam aparecer no site.
Ou seja, as informações cadastradas no Google Merchant Center precisam ser IDÊNTICAS às que constam no site.
Isso significa que as informações no site precisam ser editadas e elas precisam estar disponíveis para fácil acesso por parte do usuário.
Se a sua loja online não possui páginas dedicadas para política de uso, privacidade, reembolso então você vai ter problemas e é bom pensar nisso já quando você faz o projeto de um site como este.
Segue abaixo todos os motivos para a suspensão da sua conta. Use o índice para corrigir o seu problema.
Índice
- Segurança do usuário (declarações falsas)
- Política de devolução e reembolso
- Declaração falsa
- Finalização da compra desprotegida
- Sem opção de compra online (abuso da rede)
- Software nocivo ou indesejado
- Saúde e medicamentos
- Domínio reservado ou login obrigatório
- Produtos perigosos, conteúdo adulto ou relacionado a jogo de azar
Segurança do usuário (declarações falsas)
A maioria das pessoas quando monta uma conta no Google Merchant não preenche todos os campos e configurações da loja, já que eles não são obrigatórios e, quando o faz, muitas vezes não é detalhista nessa parte.
Isso gera a suspensão por “Declarações Falsas” associada a segurança do usuário. Essa suspensão significa que o Google acredita que você está enganando o visitante da sua loja.
Como? Provavelmente porque você não está comunicando os dados básicos da sua loja, além das informações de Política de Uso e Privacidade.
A correção é simples:
Na aba Informações Comerciais, no Google Merchant Center, você precisa declarar em detalhes o nome da empresa, o endereço comercial e os detalhes de contato com o suporte. Você também deve incluir a logo e as cores da sua empresa nessa página.
É necessário verificar e reinvindicar a URL da loja online, assim como incluir os endereços físicos das filiais e os países onde opera.
No site, todas essas informações precisam constar seja numa página dedicada como na lombada de todas as páginas do site.
Política de Devolução e Reembolso
Em Entregas e devoluções, no Merchant Center, você vai encontrar duas abas para: Política de frete e Política de devolução.
Lá você precisa configurar a sua política para envio e devolução com prazos e exceções.
Seja muito detalhista nessa parte e tenha uma página no site que discute exatamente os mesmos pontos. Lembre-se que as políticas cadastradas e na loja precisam ser idênticas.
Inclua também na página uma Política de Garantia e uma Política de Reembolso.
A garantia precisa ser de no mínimo 30 dias com 7 dias para devolução por desistência.
Esse é um direito de toda compra online e precisa estar explícita no site e também de preferência na página de produto tem de haver um link que leva para esta política.
Você encontra exemplos e templates para essas políticas gratuitamente nos recursos do Shopify.
Declaração falsa
Essa aqui confunde muito, mas é simples de evitar. Você NÃO PODE fazer declarações com hipérboles nas páginas de produto.
O que isso quer dizer? Dizer que um produto cura o câncer, ou fazer especulações mirabolantes sobre o produto.
Dizer que o produto é indestrutível, por exemplo. Qualquer afirmação impossível ou forçada já pode fazer com o que o produto seja suspenso ou a loja toda.
Além disso, qualquer promoção que peça para o usuário primeiro se cadastrar, fazer um download ou assumir algum tipo de compromisso também é proibido.
Finalização de compra desprotegida
Esse aqui é o básico da proteção de dados: a loja precisa estar protegida por SSL. Você precisa incluir o certificado SSL na lombada do site.
Sem opção de compra online
O cliente tem que ser capaz de realizar a compra pela internet.
É proibido que o carrinho leve para um telefone de contato ou então induza o cliente a visitar a loja para terminar a compra.
Se o produto está no Merchant Center é para ele ser vendido online. Se você quer só expor seus produtos online, existe o Google Meu Negócio para esse propósito.
Software nocivo ou indesejado
A Google está começando a buscar por páginas de dropshipping que copiam anúncios e descrições de produtos da Amazon.
Existem alguns softwares online que copiam sessões inteiras da Amazon e publicam numa loja de dropshipping. O Google considera essa prática spam.
Qualquer software ou plugin incluso no site que possa ser considerado nocivo pelo Google pode se encaixar nessa categoria então cuidado com as tags e os plugins no site.
Produtos proibidos ou controlados
Aqui vamos incluir duas categorias: Saúde e medicamentos, e produtos perigosos, conteúdo adulto ou relacionado ao jogo de azar.
Armas, artigos de sexshop, pornografia, bebida alcólica precisam ser categorizados como +18 na página do produto. É interessante incluir no código da página via schema.
Drogas, produtos associados a jogo de azar e outros produtos ilícitos são proibidos. Isso inclui produtos derivados de CBD.
Algumas armas brancas são permitidas, ainda que sejam +18. Armas de fogo são bem mais complicadas porque envolvem a verificação do CAC. Geralmente não são permitidas.
Medicamentos que precisam de receita podem ser vendidos, mas para isso a loja precisa de verificação especial.
O Google também pode restringir:
- medicamentos de venda livre;
- medicamentos controlados;
- remédios e suplementos reprovados;
- farmácias on-line que promovem produtos não controlados;
- produtos relacionados à gravidez e fertilidade;
- tratamentos para melhoria do desempenho sexual.
Domínio controlado ou login obrigatório
O Google não permite produtos que, para acessar, obrigam o usuário a criar uma conta.
Deve ser possível navegar pelos produtos livremente, sem login.
Resumindo
Como você pode ver os pontos aqui são relativamente simples de implementar e até óbvios.
O ponto principal é a transparência da informação e o cadastro correto das informações da sua empresa no Google Merchant Center.
Lembre-se também de fazer a validação da empresa e as categorias especiais para casos de farmácias ou lojas que lidam com conteúdo adulto.
Por último, se você leu aqui que uma certa prática é proibida, NÃO tente burlar a política. A chance é grande que a sua conta pode ser suspensa permanentemente.
Se ficaram dúvidas, deixe nos comentários. Existe uma grande chance de que podemos ler e criar um conteúdo sobre o que está te atrapalhando.
Espero ter ajudado, até a próxima!