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10 melhorias para o seu site vender mais

27/09/2024 - Estratégia

Abaixo, vamos te mostrar uma lista objetiva de melhorias que você pode fazer hoje mesmo para facilitar o processo de vendas da sua empresa via website. 

Essas melhorias podem ser realizadas diretamente no seu site, mas algumas delas podem precisar de um especialista. 

Nesse caso, fique à vontade para fazer um orçamento sem compromisso com um de nossos especialistas!

1. Faça um site responsivo

Algo básico, mas que muitos sites no Brasil ainda não fazem é a adaptação para navegação no celular. 

Hoje, quase toda navegação na internet é feita via celular e mesmo para empresas mais tradicionais é necessário que o seu site tenha uma boa aparência ao navegar no mobile.

Para testar o responsivo do seu site, acesse-o e clique em “F12”. Depois, no painel de ferramentas clique “Ctrl + Shift + M”.


Na barra do responsivo é possível comparar seu layout em diferentes formatos de tela. 

Realize quantos testes desejar, priorizando os dispositivos mais comuns e veja se o seu cliente seria capaz de navegar com facilidade ou se existem problemas num processo básico de compra.

Se houverem problemas no responsivo, isso pode indicar que o seu cliente não é capaz de navegar no mobile com facilidade. Isso vai afetar negativamente suas vendas.

Nas dicas abaixo, vamos mostrar como você pode analisar dados estatísticos do seu cliente para decidir como melhorar seu site. Confira!

2. Faça um site performático

O Google, hoje, considera como performático um site que carrega com alto velocidade a versão do seu site no celular.

Para medir essa performance, existe um conjunto de métricas essenciais da web. Se quiser saber mais sobre estas métricas, acesse nosso guia dedicado sobre o assunto.

De maneira geral, você tem que garantir que o seu site oferece uma boa experiência ao usuário pelo celular se pretende convencer o Google que você tem um site de qualidade.

A qualidade do seu site vai ser o que define a sua capacidade de aparecer em pesquisas, sejam elas orgânicas ou até em anúncios pagos. 

Uma forma rápida e gratuita de analisar a performance do seu site é usando o Google Lighthouse. Lá ele dá um diagnóstico claro da performance da sua página.

Se quiser estender isso a todo o seu site, então use o Google Search Console e cheque a ferramenta de diagnóstico de problemas de performance. Também é grátis.

Análise de performance no Google Search Console

Em dicas abaixo, vamos te mostrar como essa qualidade pode afetar seu orçamento de marketing digital!

3.Crie links para a página de valor

O site da sua empresa tem como objetivo realizar vendas. Para isso, você precisa direcionar o seu usuário em direção a ações que levam ele a comprar.

Nós chamamos isso de “funil de vendas”: digamos que de cada 100 visitantes, apenas 1 se torna um cliente.

Uma taxa baixa de visitantes que se tornam clientes pode indicar que o seu processo de fluxo dentro do site não está conseguindo converter vendas. 

Para melhorar o seu site nesse aspecto, você precisa pensar em quais páginas geram valor para sua empresa.

Por exemplo, numa loja virtual a página que gera valor é a página “carrinho”. No caso do seu site, você vai precisar pensar em qual página um visitante pode se tornar um cliente.

Por via de regra, você quer que 80% das páginas no seu site gerem links que direcionam para a página de valor. 

É por isso que sites de lojas virtuais sempre tem um ícone no menu que leva diretamente ao carrinho. Dessa forma, não importa em que página eu estou, eu sempre posso ir a página de valor e finalizar a minha compra.

Pode existir mais de uma página de valor num site, porém essa proporção de 80-20 se mantém. Você sempre quer que o tráfego no site forme um funil natural em direção à venda.

4. Rastreie o tráfego no seu site

Não é possível melhorar o seu site se você não entende a origem do problema, para isso usamos o Google Analytics.

O Google Analytics faz a análise do tráfego de visitantes no site e entrega informações importantes sobre o seu comportamento no site.

Nós temos um guia completo da sua instalação e configuração aqui.

Com o rastreio de visitantes no site configurado, podemos seguir com as próximas dicas, porém algo que você já pode fazer é criar um relatório de tráfego para conferir se a sua página de valor recebe visitas.

5. Crie eventos para o seu site

Para realizar vendas no seu site o visitante não pode apenas acessar a sua página de valor. Ele precisa também realizar ações.

Ações em um website são chamados de “eventos”: preencher um formulário, apertar um botão, fazer o download de um arquivo são todos exemplos de eventos.

Na versão mais básica da configuração do Google Analytics você já consegue ver a realização de eventos dentro do site de maneira genérica.

Ele vai te mostrar quantos cliques aconteceram numa página específica, mas isso não é informação muito importante a não ser que você saiba exatamente em que botão o visitante está clicando.

Para descobrir se o seu usuário clicou em um botão específico como “comprar agora”, você precisa configurar um acionador que só dispara esse evento específico.

Nós temos um guia de como configurar um evento aqui.

Depois de configurado, você pode adicionar o registro de eventos as estatísticas do seu site.

Essa é uma ferramenta poderosa de análise, mas também será muito útil na criação de campanhas.

Por exemplo, com segmentação por eventos você pode direcionar anúncios para usuários que realizaram ações específicas no seu site como adicionar um produto ao carrinho, mas não comprou.

Nesse caso, você pode separar os usuários que realizaram o evento “adicionar ao carrinho”, mas não realizaram o evento “finalizar compra”.

Essa é uma forma fácil de melhorar as vendas do seu site já que atinge o usuário com um anúncio bem no momento mais propício para ele finalizar a compra.

6. Faça uma campanha no Google Ads

Se um site não tem tráfego, ele está morto.

No começo, é muito difícil um site ter mais do que uns 10 acessos por dia, especialmente se você acabou de abrir a sua empresa.

Sendo assim, é sempre recomendado iniciar uma campanha no Google Ads.

Muita gente costuma investir em anúncios em mídias sociais. Esse parece ser o caminho mais comum já que a maioria das empresas que começa a vender na internet começa pelas mídias antes de migrar a um site próprio.

Na minha experiência, as campanhas no Google Ads dão resultados de vendas muito melhores do que as campanhas em mídia social.

Isso porque o usuário que chega pelo Google Ads é ativo na sua busca por uma solução.

A sua primeira campanha no Google Ads deve ser a resposta ao problema do usuário. Seja muito direto e específico na palavra-chave que pretende atingir.

Procure por algo que facilmente descreva o seu produto e solução.

Se a sua empresa trabalha no ambiente físico (como uma loja, cafeteria ou qualquer tipo de negócio que atende fisicamente) procure usar também o nome da sua empresa e o endereço como palavra-chave.

Para saber mais como configurar sua campanha de Google Ads, acesse o nosso guia aqui.

7. Acompanhe o comportamento dos seus clientes no site

Para onde o cliente olha quando abre a página de valor do seu site? Onde ele clica? Quanto da página ele rola para baixo?

Essas são perguntas difíceis de responder apenas com as estatísticas do Google Analytics. Para respondê-las vamos precisar gravar usuários dentro do site e mapear seu comportamento.

Para isso, existe o Hotjar - aprenda como instalá-lo e configurar no nosso guia aqui.

No Hotjar você pode gravar sessões dos seus clientes e vê-los navegando pelo site. Isso permite entender o comportamento dos usuários.

Outra ferramenta interessante é o “mapa de calor” que nos dá um resumo dos “pontos de calor”, ou seja, os locais para onde o usuário move o mouse e foca a sua atenção na página.

Essas duas informações em conjunto nos dão um entendimento mais claro do que o usuário pensa ao entrar no site. 

É importante fazer essa análise para entender a mente do usuário. 

Muitas vezes sites são planejados se baseando em um tipo de comportamento que se espera do usuário, mas que na prática não acontece. Essa ferramenta serve para validar essas hipóteses.

8. Realize testes

Quando você tem um controle do que acontece no seu site, está na hora de começar a testar o que você pode fazer para melhorar suas vendas.

Digamos, você percebeu que o botão “compre aqui” não é clicado. Será que podemos fazer alguma coisa para aumentar os cliques?

É aí que surgem as ideias: “vamos deixar o botão maior”, “vamos pintar o botão de verde”... 

É importante entender que não basta apenas alterar o site, você precisa primeiro realizar testes.

Antes de alterar qualquer coisa, é muito importante que você defina de maneira clara qual métrica você pretende atingir, por quanto tempo esse teste vai acontecer e qual é a condição de sucesso do teste.

Além disso, ao realizar um teste SEMPRE faça uma mudança apenas. Se você fizer múltiplas mudanças ao mesmo tempo, vai ser impossível saber qual delas resolveu o problema.

9. Faça uma auditoria no SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta indispensável para o planejamento de SEO do seu site, mas hoje eu quero falar especificamente da ferramenta de auditoria para sites.

Essa é uma forma rápida de criar uma lista de problemas a solucionar no seu site.

O SEMrush faz essa auditoria gratuitamente. Ele checa 100 páginas no seu site e aponta os principais problemas em minutos.

Se quiser saber mais sobre SEO e o SEMrush acesse o nosso guia aqui.

10. Otimize de maneira contínua

Agora que você sabe como analisar os problemas no seu site, realizar testes e checar o resultado desses testes, nós podemos criar um ciclo de otimização contínua.

A administração de um site é isso mesmo: você começa coletando dados, deduz problemas que podem estar acontecendo, imagina soluções, testa, realiza as alterações que realmente geram resultado e continua o processo.

À medida que a internet evolui, o comportamento dos usuários e as tendências vão mudando, então esse processo é infinito.

O seu site também muda junto com a sua empresa, então sempre existem novos produtos a serem lançados e por aí vai.

Dica Bônus: traduza o seu site.

Uma coisa que eu vejo que muitas empresas não fazem nos sites das suas empresas é torná-los multi idioma.

Isso é uma forma interessante de abrir mercado. Só o fato do seu site aparecer em múltiplos idiomas já abre a porta para negócios com outros países e o custo dessa melhoria é super baixo agora que temos ferramentas de tradução como chatGPT.

Considere essa a minha dica bônus!

Espero ter ajudado, se tiverem outros problemas que necessitam de melhorias, deixe um comentário abaixo ou clique nos banners para falar com um de nossos especialistas.

Até a próxima!

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