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Contagem de Eventos do Google Analytics

11/11/2024 - Manual de ferramentas Google

Contar eventos no Google Analytics é essencial para o controle de conversões e rastrear o comportamento dos usuários no seu site. 

Abaixo vamos te mostrar como criar relatórios de contagens de eventos e configurá-los para ter uma vista mais otimizada do seu Google Analytics 4. Confira!

Contagem de Eventos e Eventos Principais

No nosso guia de Eventos no Google Analytics 4 ensinamos como você pode criar e rastrear eventos usando o Google Tag Manager e o GA4.

Se você já sabe fazer isso, basta agora informar ao GA4 quais destes eventos são Eventos Principais.

Recentemente, o GA4 mudou o termo Conversões por Eventos Principais. Então saiba que eles são a mesma coisa e que daqui pra frente vamos usar o mesmo termo.

Os Eventos Principais indicam as ações que realmente interessam a sua empresa fazer a contagem dentro do site.

São aquelas ações que “geram valor”: compras, geração de leads, agendamentos, adições ao carrinho.

Para fazer a contagem de Eventos Principais é muito fácil, basta acessar o: 

Lá você vai encontrar todos os eventos que estão sendo contados. Selecione a opção “Marcar como evento principal” os eventos que pretende contar como conversão.

Eventos no GA4
Pronto! Logo abaixo na aba Exibição de dados você tem uma linha Eventos principais. Pode clicar e acessar a página para checar a contagem apenas dos Eventos Principais.

Diferente dos eventos comuns, os eventos principais tem um “valor” agregado. Se você quiser, pode anexar um valor monetário a cada evento ao criá-lo (confira o nosso guia para saber mais).

Agora que nós configuramos a contagem dos nossos Eventos principais, podemos criar relatórios detalhados de conversão que vão gerar informações valiosas ao time de marketing.

Relatório de Contagem de Eventos

Há vários relatório já pré-prontos no GA4 que indicam a contagem de eventos principais.

Na aba Relatório > Engajamento > Eventos, você já tem acesso a contagem completa dos eventos associados a receita gerada a partir deles.

Se você está rastreando eventos para ecommerce, pode também acessar a aba Monetização e encontrar dados detalhados dos eventos principais da loja.

Se você fez também a integração com o Google Ads, pode fazer a importação das conversões medidas lá para o relatório na aba Publicidade.

Na aba Publicidade, há um relatório muito interessante para contagem de eventos principais em Atribuição > Caminhos de atribuição.

atribuição dos eventos

Esse relatório indica por quais canais e quantas interações o usuário fez com o site antes de realizar uma ação de conversão.

Essa informação é importante porque nos dá uma ideia bem clara de como o usuário interage com o seu site e com as suas campanhas.

Para os veteranos do antigo Google Analytics vão lembrar que também havia um relatório importante de “tempo de conversão”.
O tempo de conversão indica quanto tempo leva da primeira interação do usuário com o site até a compra. 

Essa informação também é muito interessante para o departamento comercial e ainda é possível extrair essa informação no GA4. Segue como criar esse relatório abaixo!

Para calcular o tempo de conversão, nós vamos ter que gerar um relatório de funil. A análise de funil é um gráfico que representa a porcentagem de usuário que realiza uma sequência de ações no site.

Por exemplo, na imagem abaixo nós temos: Dos novos visitantes do site, quanto abriram uma página e, destes, quantos clicaram num botão de contato no Whatsapp.

Para criar um relatório como este acesse:
Analisar > Análise detalhada de funil;

Em etapas, você precisa clicar no botão editar (lápis) e configurar as etapas do funil. 

Como se trata aqui de uma contagem de eventos, você precisa “adicionar nova etapa” e selecionar o Evento e especificar o nome do evento.

Depois de configurar o funil, ao rolar para baixo há um ícone “mostrar tempo decorrido”. Selecione para ter o tempo de conversão.

O resultado final será algo semelhante a imagem abaixo:

análise de funil de eventos

Aí está! Então agora sabemos que do momento em que um novo usuário chega ao site ele leva em média 7 horas para realizar esta ação de conversão.

Se há eventos que precisam ocorrer em sequência, por exemplo: adicionar item ao carrinho, finalizar compra, criar conta. Você pode criar etapas para cada evento e checar a taxa de abandono entre cada uma.

É muito importante realizar esse tipo de contagem de eventos para verificar o sucesso do seu carrinho em converter vendas, mas existem infinitas aplicações para este relatório além do uso para lojas online.

Dentro da aba Análise há ainda mais alternativas de contagens de eventos. Você pode extrair a informação de várias formas diferentes dependendo da sua necessidade.

O importante é entender que você tem total autonomia agora que os seus eventos principais estão sendo registrados.

Espero ter ajudado, se há algum relatório que você não sabe criar, não deixe de comentar abaixo. Você pode acabar sendo o tema do nosso próximo blog!

Até a próxima!

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