Tipos de sites - Institucionais, Ecommerce, Landing Pages e mais
O tipo de site que você pretende desenvolver tem grande impacto sobre o investimento necessário da sua empresa, por isso hoje vamos resumir rapidamente os tipos de site que existem e as suas diferenças e funções. Confira!
O Site Institucional
A maioria das empresas precisa e tem um site institucional.
O site institucional tem como objetivo ser uma apresentação formal da empresa. Ele geralmente é composto por:
- 1 página inicial;
- 1 página “quem somos”;
- 1 página “serviços ou produtos”;
- 1 página de contato.
Essas páginas respondem às grandes questões: “Que empresa é essa? O que ela faz? Onde ela fica?”.
O site institucional básico existe com o objetivo de criar novos negócios, mas também de estabelecer a autoridade da marca.
Hoje em dia, uma empresa sem um site institucional basicamente não existe no cenário global.
O site, então, demonstra que a empresa em questão investiu no seu desenvolvimento e, por isso, apresenta-se com mais seriedade.
Mesmo no caso de empresas de pequeno porte, manter apenas um whatsapp de contato e mídias sociais não traz os mesmo benefícios de se ter um site institucional.
Outra vantagem do site institucional é a integração das ferramentas Google para Empresas.
Especialmente para empresas que atendem presencialmente precisam de um site institucional para facilitar a sua descoberta por meio do Google Maps, por exemplo.
Landing Page
A Landing Page é uma página com um único objetivo: inscrição de leads.
A Landing Page apresenta uma oferta de valor em troca dos dados de contato de um possível cliente.
“Inscreva-se, Baixe aqui!, Faça um Orçamento” são exemplos de uma chamada para ação que você pode encontrar em uma Landing Page.
É muito importante que a Landing Page seja um site de página única. Você pode ter vários links e campanhas apontando para a Landing Page, mas a Landing Page não deve ter links que levam para fora.
Isso porque a Landing Page é o destino final, é ali que o usuário deve se inscrever para receber a oferta. Logo, não faz sentido deixá-lo sair desta página.
Geralmente, mesmo que a sua empresa já tenha um site, vale a pena ter uma Landing Page para campanhas de marketing.
A Landing Page pode servir para uma campanha contínua como para uma ação temporária. Até por isso existem soluções de marketing digital que permitem publicar Landing Pages.
Blog
O blog é um portal para publicação de conteúdos informativos e educativos geralmente de texto, áudio ou até vídeo.
Ele tem como objetivo gerar tráfego orgânico para empresa, direcionando este tráfego à Landing Pages.
O blog faz parte de uma estratégia mais ampla de marketing da empresa. Ele funciona como um meio de comunicação e constroi confiança e autoridade na marca.
Os assuntos abordados por um blog empresarial geralmente são de interesse dos clientes em potencial ou são paralelos ao campo de atuação da empresa.
Várias estratégias de SEO podem ser criadas para facilitar a escolha destes temas e entender melhor pelo que os usuários estão pesquisando.
Geralmente os blogs precisam de um publicador CMS. O CMS é um portal administrativo que controla e administra os posts no blog.
Os redatores do blog então tem que ter um acesso ao CMS para criar e editar estas publicações.
Apesar de que existem sites que são essencialmente apenas blogs, muitos sites institucionais (incluindo este aqui) possuem blogs e até Landing Pages.
Essas páginas podem ser hospedadas separadas do site institucional em um “subdomínio”. É por isso que alguns sites têm uma página www.blog.site o “blog” no início da URL é o subdomínio onde está hospedado o blog.
Essa é uma maneira simples de desenvolver um blog utilizando de uma tecnologia diferente do site institucional, mas ainda hospedá-lo.
Por exemplo, você pode ter um blog no wordpress e o site institucional terceirizado e ter tudo unificado em um único site sem o usuário nem perceber a diferença.
Ecommerce ou Loja Virtual
A loja virtual (ou ecommerce) é um site muito mais complexo do que um site institucional simples.
Uma loja virtual para funcionar corretamente precisa estar integrada a um sistema de pagamentos e, preferencialmente, a um sistema logístico.
As páginas básicas de uma loja virtual são:
- Uma página de catálogo;
- Uma página de produto;
- Uma página de carrinho;
- Uma página de pagamento;
- Uma página de rastreamento de pedido.
- Uma página de termos de uso, política de frete e devoluções.
Como a loja virtual lida com pagamentos onlines, há muitos critérios de qualidade que ela deve obedecer para assegurar estas transações e evitar fraudes.
Você pode construir sua própria loja virtual ou utilizar uma plataforma. Nos casos das plataformas haverá uma comissão somada a um valor mensal fixo no custo do seu site.
Algumas lojas também ficam conectadas a um site institucional. É o caso de grandes fornecedores como a Nike em que você tem o site institucional, mas também pode acessar a loja e comprar direto da fábrica.
Pode-se notar que lojas de fabricantes apresentam preços mais caros do que comprando de um distribuidor (comprar no site da Nike é geralmente mais caro do que comprar na Centauro).
Isso acontece por dois motivos: primeiro porque o site do fabricante tem mais autoridade e pode cobrar mais caro por isso, mas também porque acordos com distribuidores obrigam fabricantes a não concorrer diretamente com preços de atacado.
De qualquer forma, uma loja online para um fabricante é sempre uma forma de mostrar seu portfólio de produtos e garantir que seus clientes terão acesso a sua linha mesmo que ela esteja fora de estoque com um distribuidor local.
Estes são alguns dos exemplos mais comuns de website. Como mostramos, muitas vezes o site de uma empresa pode ser uma combinação destes formatos ou ainda incluir outras funcionalidades.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a entender qual o tipo de site ideal para sua empresa. Se quiser fazer um orçamento, clique no banner e fale agora com um de novos atendentes!
Vamos criar um orçamento personalizado para a demanda de site da sua empresa! Até a próxima!